Equipamentos

01/01/2012 19:55

Barraca

 

Preste atenção na firmeza das costuras e no tecido do piso, que deve ser resistente e impermeável. Os modelos iglu são mais fáceis de carregar e montar, principalmente quando a armação é leve, de fibra de vidro ou carbono. As telas de ventilação são essenciais para refrescar e evitar a entrada de mosquitos.

 

Cantil

 

Não deixe de levá-lo, mesmo nas caminhadas mais curtas. Existem modelos sofisticados, que funcionam até com filtro.

 

Lanterna

 

Indispensáveis para explorar cavernas ou andar à noite, podem ser carregadas na mão ou presas à cabeça. Nunca se esqueça de levar pilhas de reserva.

 

Facas

 

Úteis para cortar frutas, livrar-se de cabos enroscados e mais um infinidade de coisas. São encontradas nos mais diversos tamanhos e formatos.

 

Mochila

 

Para carregar muito peso, prefira as que têm armação interna, mais estáveis e cômodas. Não despreze a utilidade dos bolsos e grampos: você sempre vai querer levar mais coisas.

 

Calçado

 

O modelo depende da atividade escolhida. As botas de caminhada são robustas e devem apoiar bem o tornozelo. Já as sapatilhas para os esportes na água precisam ser antiderrapantes, leves e fáceis de secar.

 

Meias

 

Tecidos compostos de última geração mantêm os pés secos e evitam bolhas.

 

Saco de dormir

 

Para o clima brasileiro, os melhores são os que suportam entre 4 e 10 graus. Se for para a serra no inverno opte pelos mais quentes, que resistem até -10 graus. Tecidos especiais como simpatex e goretex deixam o corpo respirar e protegem contra a umidade e o frio, mas são mais caros que o náilon. Quem se mexe muito durante o sono deve ficar com os modelos retangulares, com mais espaço para os pés.

 

Jaqueta

 

Para espantar o frio, a chuva e o vento sem fazer muito volume na mochila, aposte nas de tecidos high-tech, como supplex, coolmax, actvent e fleece. Em comum, esses tecidos são mais leves que o moletom e as malhas de lã e muito mais estilosos.

 

 

Referancia: www.guiadecachoeiras.com.br